Rugas de Sorrisos

Promover a inclusão social e retardar a institucionalização também é amor

A vida é uma oportunidade

Cuidar de quem cuida e/ou cuidou... Estar, Escutar e Ser Presença. Com Afeto e Tempo. Este é o milagre que desejamos fazer na vida de muitas pessoas idosas, que têm história e memórias como qualquer um de nós.

Primeiro dia de um novo ano. Primeira página de um novo caderno em branco. Que cada um de nós saiba dar valor ao que isso significa.

Grande salto este, tão diferente de outros.

Darmos o salto para 2021 não nos provocou amnésia, não deixou em 2020 o que 2020 causou nas nossas vidas. Era bom se o salto de um ano para o outro, tivesse efeito de uma borracha para o que foi menos bom para cada um de nós.

2020 vai ficar na memória. Isolamento. Limitações. Ajustes (e reajustes). Corridas nos supermercados. Vidas que perdemos…

Tudo isto nos demonstra o quanto somos vulneráveis.

A crise já existe e já se sente. A relação humana enfraqueceu pelos abraços que não podemos dar, pelos écrans de computador e telemóveis que os substituem.

Fomos (e somos) monopolizados por um vírus que não vemos. Esse deu o salto connosco, queiramos ou não, está a desfrutar da primeira página deste novo caderno connosco.

Mas este ano lição e bênção, foi bom para nós. Espero que para vós também tenha sido.

Estamos aqui. Estamos vivos. Percebemos o que nos é essencial.  Há mais união com os que verdadeiramente importam na vida de cada um de nós.

E, percebemos melhor o que estar só significa. Sabemos ainda melhor a importância que tem a palavra tempo e afeto e sua necessidade. Agora mais do que nunca percebemos a sua urgência.

Porque se para nós, uns meses foram difíceis de aguentar imaginem o que fazem anos de solidão. Provoca angustia só ao imaginar, não é?

Este ano não foi o fim do mundo, mas não é este o mundo que queremos para nós, nem para ninguém.

Por essa razão temos esperança em 2021. Esperança nos objetivos que nos lançámos e que podem mudar a vida de muita gente. Esperança que quem manda e tem poder para adaptar as respostas o faça com o coração e olhos nos números. O faça com a consciência de que também está a envelhecer e que devemos dar o tipo de respostas que gostaríamos de receber.

Esperança num trabalho de união, de partilha e de entreajuda.

Esperança na Oportunidade de sermos mais e melhores em tudo aquilo que nos faz sentido e faz sentir que vale a pena.

Esperança na Oportunidade de redefinir, recomeçar e reparar.

Esperança na Oportunidade de cuidar! Cuidar de quem cuida. Cuidar de quem precisa.

Esperança na Oportunidade que temos de sermos bons. Connosco e com o outro.

No fim o que defendemos na Rugas de Sorrisos é que o Tempo e o Afeto fazem milagres. 

E são esses milagres que vos desejamos nas vossas vidas!

Para este ano precisamos muitos milagres nos corações de todos e de cada um. No fim o que conta é o tempo e afeto que damos e que recebemos.

Abram caminho por onde os vossos sonhos vos guiarem e sejam milagre por onde passarem.

A contagem já começou.

Feliz primeiro dia!

Muita saúde e Rugas de Sorrisos.

 

Helena Saraiva