Com o nosso serviço de companhia prezamos a escuta ativa, o afeto e a individualidade de cada um. Acreditamos que se nos adaptarmos às suas necessidades, estamos a promover a inclusão social e a proporcionar o que desejamos também ter um dia, retardando a institucionalização.
Muita coisa tem acontecido na Rugas de Sorrisos e nós vamos ajustando e reajustando a velocidade, às necessidades dos que são a nossa prioridade e razão de existir.
“Somos instantes e num instante não somos nada…” é uma frase que lemos constantemente nas redes sociais. Mas aprenderemos nós alguma coisa com ela?
A semana passada despedimo-nos de uma das nossas mais recentes conquistas. Custa sempre despedirmo-nos de alguém, mesmo sabendo que faz parte da lei da vida.
Fica sempre muito por dizer e fazer por aqueles que nos dão sentido… uma palavra, um sorriso, um abraço… a tal sensação que podíamos ter feito mais, é o que fica, no final da linha.
Somos humanos e temos tendência, a pensar que temos tempo, mesmo tendo provas do contrário constantemente. Não deveria isto ser suficiente para colocarmos tapetes em vez de os puxar?
O que o Rugas de Sorrisos conquista diariamente não vem só nos livros, mas vem da experiência que as vidas que acompanhamos nos transmitem e não será essa a maior sabedoria de todas? O que a vida nos ensina?
Quanto mais percurso e experiência adquirimos, mais nos apercebemos do pouco que ainda sabemos e, no entanto, nunca soubemos tanto! Irónico, não é?
Aqui, todos os dias são de novidade e de aprendizagem. Sabemos que cada dia que começa nos vai trazer algo que ainda nos escapa e é isso que nos faz acreditar desde sempre que estamos no caminho certo… A esperança de fazer ainda mais e melhor!
A certeza que nos acompanha desde o início é que desde que nascemos até que morremos estamos em processo de envelhecimento e que na embalagem nenhum de nós vem com prazo de validade. Com que direito a colocamos a um determinado momento? Com que direito nos colocamos limites a nós e/ou aos outros?
A semana passada tivemos uma perda, mas fizemos uma conquista, num concelho onde o Rugas de Sorrisos ainda não tinha trabalhado, o que significa que continuamos a alargar o nosso raio de ação e atualmente já estamos em Celorico da Beira.
E essa é a maior homenagem que podemos fazer aos que passam por nós! Continuar a fazer caminho e continuar a defender aquilo em que também eles acreditaram.
Outra das nossas maiores conquistas foi o arranque da obra do Sr. Zé!
Obrigada a todos os que tornaram este arranque possível e continuam a confiar naquilo que nós confiamos e defendemos afincadamente também.
O afeto provoca mudanças e permite criar Rugas de Sorrisos mais felizes. Neste caso vai proporcionar um inverno mais quente e mais qualidade de vida a um senhor que faz parte de nós e da nossa história.
Somos um acumular de todos os que acompanhamos, de todos os que confiam no nosso trabalho e nos ensinam. Este é o nosso maior destaque e privilégio.
Só temos a beneficiar se dermos voz aos corações que ainda batem, mas deixaram de treinar a voz que têm. Graças a essas vozes, nós continuamos aqui a partilhar convosco, tanto que ainda nos escapa!
De mãos dadas vamos mais longe!
Sejamos mais afetos! Hoje por eles, amanhã por nós!
Muitas Rugas de Sorrisos para todos e saúde sempre!
Helena Saraiva
Associação de Apoio Social
Tlm: 926 625 915 (Chamada para a rede móvel nacional)
Email: info@rugasdesorrisos.pt
NIF: 514558172