Rugas de Sorrisos

Uma bagagem de histórias que nos ajudam a persistir

Um passo de cada Vez!

Cuidar de quem cuida e/ou cuidou... Estar, Escutar e Ser Presença. Com Afeto e Tempo. Tão simples e com um serviço adaptado e uma equipa multidisciplinar: A nossa!

Os pés são a base de tudo. Suportam o nosso corpo e transportam-nos onde queremos e como queremos.

Caminham, correm, pedalam, conduzem… e só nos apercebemos do seu valor quando nos falham.

A nossa mais recente conquista tem Parkinson e para quem não sabe esta doença é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo.

Os seus principais sintomas são a agitação involuntária de um membro, cabeça ou corpo; rigidez ou inflexibilidade dos membros e articulações; lentidão de movimentos ou ausência de movimento; deficiência de equilíbrio e coordenação.

Ao longo do tempo, uma pessoa com Parkinson pode desenvolver uma postura inclinada e uma caminhada lenta, arrastada.

Os pés da imagem são os meus e os da senhora que agora o Rugas de Sorrisos visita. Temos o privilégio de fazer parte da sua vida através de companhia, sessões de estímulo cognitivo e sensorial, atividade física adaptada, acompanhamentos e pequenos passeios.

Esta imagem é de ontem. Íamos às compras, íamos caminhar e aproveitar o sol e a vitamina D… íamos! Mas já não fomos porque os pés resolveram falhar.

Esta senhora encantadora, de sorriso no rosto, olhar tranquilo e voz afetuosa mesmo quando o pé se contorce e lhe rouba as forças e a energia, não desiste e mantém o foco e a fé na identidade que não quer perder e que se esforça por manter.

Exigente e perfecionista continua a querer fazer tudo o que está ao seu alcance para manter o máximo de qualidade de vida no seu dia a dia e nós tudo faremos para que isso aconteça.

Ontem tivemos de reajustar os nossos planos, mas hoje para compensar, fizemos a tal caminhada e ainda houve tempo para uma sessão de estímulo cognitivo através de jogos, sopa de letras e um puzzle, terminando com alguns exercícios físicos simples e práticos para combater a rigidez muscular.

Que este exemplo de senhora vos sirva de inspiração nos dias menos bons.

Abrandem, descansem, peçam ajuda…, mas não deixem de caminhar!

Muita saúde e rugas de sorrisos nos vossos corações!

 

Helena Saraiva