Rugas de Sorrisos

De terra em terra, de casa em casa e de coração em coração. Assim andamos nós entre os concelhos de Trancoso e Guarda.

Abrindo caminhos e somando história

Num registo de inclusão social e /ou apoio ao cuidador, adaptamo-nos à realidade de cada um individualmente, através de Companhia ao domicílio; Acompanhamento a serviços médicos, públicos e outros do interesse de quem acompanhamos; Atividades de estímulo cognitivo e sensorial; Cuidados de saúde e bem estar; Passeios diversos - individuais e em grupo.

“Antes de mais nada e, como já estamos no dia 13 de outubro, felicito a Associação Rugas de Sorrisos, dado hoje estar de PARABÉNS. Por este motivo, não posso deixar de me associar a esta causa e congratulá-la pelo Feito e pelo serviço que é prestado a quem mais dele precisa. Bem-haja, por isso.”

Foi com um e-mail de uma senhora maravilhosa que nos acompanha do Porto que começo o meu dia na Rugas de Sorrisos.

E que bem que sabe começar o dia assim! Hoje celebramos 4 anos como associação!

Quem me conhece sabe que adoro celebrar. Tudo me serve de desculpa para o fazer. E hoje venho aqui festejar convosco este percurso. Faço-o em meu nome pessoal, porque se escrever em nome da associação, não posso agradecer a quem faz parte dela e quero muito fazê-lo. Antes disso quero agradecer à União de Freguesias de Trancoso e Souto Maior, que confiou na Rugas de Sorrisos, antes de ser associação e lhe abriu as portas durante um ano. Sem este apoio teria sido muito mais difícil e talvez não estivéssemos ainda a festejar o quarto ano.

OBRIGADA!

OBRIGADA TAMBÉM a quem sem hesitar fundou esta associação comigo; a todos e a cada um dos que fazem parte dos órgãos sociais; aos sócios; aos voluntários e amigos que na fase embrionária nos foram cruciais no bom desenvolvimento de serviços e atividades; à equipa multidisciplinar atual e aos que foram passando por aqui e criaram mais valor durante esse período; aos nossos parceiros/investidores; à Portugal Inovação Social que acreditou e confiou no nosso trabalho, apoiando-nos em duas candidaturas fundamentais para o nosso crescimento. Uma na área da capacitação (formação) e outra das parcerias para o impacto (financiamento); à Skillent pela orientação e acompanhamento; à segurança social que aprovou os estatutos de IPSS, à GNR por nos abrir caminhos e nos permitir associar rostos a números; à Comunicação Social pela visibilidade que dá ao trabalho que vamos fazendo por aqui, num distrito que continua a destacar-se pelo numero de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade; a todos os que nos apoiam em situações singulares com donativos; a todos vocês que nos seguem e nos enviam mensagens de carinho e incentivo e por último mas não menos especiais, pelo contrário, a todos os que confiam no nosso trabalho e recorrem a ele.

Muita gratidão! É de coração cheio que relembro estes 4 anos de persistência, resiliência, aprendizagem e amor. O amor nas coisas em que acreditamos, dá-nos as forças que doutra forma não teremos. Por aqui nem sempre é fácil, mas termos amor ao que fazemos, numa camisola que vemos com orgulho mais pessoas defender, ajuda-nos a manter o foco, no que nos move.

De terra em terra, de casa em casa e de coração em coração. Assim andamos nós entre os concelhos de Trancoso e Guarda.

Começamos agora, graças ao protocolo de cooperação assinado com a GNR no dia 26 de agosto deste ano, a abrir caminhos e a conhecer outras realidades no registo de inclusão social.
Quem nos conhece e acompanha o nosso trabalho sabe quais são os nossos serviços, quem ainda não sabe, os nossos serviços estão descritos no início deste texto, que hoje partilhamos convosco. Mas, e, apesar de serem estes os nossos serviços e, ser através deles que nos adaptamos às realidades individuais de cada um, não conseguimos ficar indiferentes a quem necessita de mais. Por isso agradecemos a quem vai abraçando os nossos pedidos também com donativos em géneros, permitindo-nos assim criar ainda mais valor, a quem acompanhamos.

Cada vez mais acreditamos num trabalho em rede e na troca de sinergias. Cada vez mais acreditamos na importância da união e da partilha e é também por isso que quando percebemos que a nossa resposta não é suficiente, cuidamos, aconselhamos e/ou encaminhamos para outras entidades, sendo sempre que necessário a ponte com as mesmas também.
E assim vamos fazemos o nosso caminho. Crescendo em história de tempo e afetos. Acreditem que fazem milagres e são cada vez mais necessários milagres destes.

Por um mundo de pessoas melhores e mais justo. Não é isso que tentamos ser e ter todos?

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe!”

A todos os que são e se sentem Rugas de Sorrisos: Parabéns e Obrigada!

 

       Helena Saraiva