Rugas de Sorrisos é a prova que tudo é possível quando há força de vontade! Não podemos mudar o Mundo, mas podemos contribuir para melhorar um bocadinho do Mundo onde vivemos e há sempre qualquer coisa que se pode fazer para que isso aconteça.
Com o objetivo de prestar apoio à população mais idosa do concelho de Trancoso e da Guarda, a Associação Rugas de Sorrisos foi formalizada dia 13 de outubro de 2017.
Numa fase embrionária, o projeto foi apoiado e implementado pela União de Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior, durante o período de 1 ano.
Com a implementação do projeto experiencial denominado por “Tempo do Idoso” e a larga equipa de voluntários que detinha na altura, a iniciativa depressa fez sucesso, demonstrando assim o seu impacto positivo. Beneficiaram do programa, durante esse período, 34 pessoas do concelho de Trancoso, todos eles em situações de isolamento social. A realidade dos idosos nesta situação, é dura e eles preferem ficar nas suas casas, mesmo que sem condições, e alguns mesmo sem qualquer tipo de apoio de familiares, do que ir para um lar.
O projeto Rugas de Sorrisos surgiu com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos idosos e das famílias que deles cuidam, reunindo um conjunto de serviços e respostas variadas, que se adaptam às necessidades de cada caso individualmente.
Sendo a Guarda o 1º distrito, a nível nacional, com a maior taxa de população idosa a viver isolada e em situação de vulnerabilidade (dados Censos/Sénior), queremos contribuir para a melhoria de respostas destinadas a este público e promover novas abordagens que permitam, nomeadamente, retardar a sua institucionalização.
O nosso trabalho distingue-se de outras respostas existentes na Guarda:
É uma solução pioneira no Distrito, que melhora a qualidade de vida de utentes e das suas famílias e está numa fase de expansão, para a qual conta já com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social, assim como, da Segurança Social que nos atribuiu em 2020 os Estatutos de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).
São muitos os idosos que recusam a institucionalização e que acabam isolados nas suas casas sem apoio. A nossa missão é reduzir o impacto da Solidão e do Isolamento e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, retardando a sua institucionalização.
Com este serviço pretendemos mais proximidade e qualidade de vida para os idosos que acompanhamos, sendo a ponte e o pilar entre estes e os familiares e serviços.
A nossa intervenção social tem por base alguns valores intrínsecos em prol dos nossos utentes dos quais não abdicamos.
INDIVIDUALIDADE – Cada pessoa é única, tem uma história de vida própria, tem crenças e necessidades singulares. Assim, tratamos cada um dos nossos utentes tendo por base a sua unicidade.
RESPEITO E CONFIDENCIALIDADE – Qualquer ação que seja desenvolvida com cada um dos nossos utentes, terá sempre como ponto de partida a sua opinião e vontade. Até à tomada de decisão do utente, ser-lhe-ão dadas todas as informações, para que este tome uma decisão informada. Toda e qualquer informação que o idoso partilhe com os nossos técnicos será impreterivelmente mantida em sigilo, a menos que o próprio manifeste a sua vontade em que esta seja partilhada com alguém.
AUTONOMIA E VALORIZAÇÃO – Cabe ao idoso tomar toda e qualquer decisão acerca da sua vida e do apoio que lhe será prestado, fazendo-o sentir-se dono de si próprio e fomentando-lhe a auto-estima e dando-lhe conta da sua importância no meio social em que se move.
INCLUSÃO SOCIAL E PROXIMIDADE – Promover a inclusão social dos idosos no meio em que habita, facilitando-lhe o acesso a bens e serviços, indiferentemente da sua condição física ou mental. Estabelecer relações de confiança e afetividade dos utentes entre si, bem como com a sociedade.
TRANSPARÊNCIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO – Prestar contas e garantir que a nossa intervenção tenha continuidade, através do estabelecimento de novas parcerias e manutenção das existentes, garantindo sustentabilidade financeira à associação. Apresentar novas propostas de apoio, consoante a deteção de novas necessidades dos utentes.
Associação de Apoio Social
Tlm: 926 625 915 (Chamada para a rede móvel nacional)
Email: info@rugasdesorrisos.pt
NIF: 514558172