Rugas de Sorrisos

sobre_nos
" A vida é muito importante para ser levada a sério..."

Sobre Nós

Rugas de Sorrisos é a prova que tudo é possível quando há força de vontade! Não podemos mudar o Mundo, mas podemos contribuir para melhorar um bocadinho do Mundo onde vivemos e há sempre qualquer coisa que se pode fazer para que isso aconteça.

Com o objetivo de prestar apoio à população mais idosa do concelho de Trancoso e da Guarda, a Associação Rugas de Sorrisos foi formalizada dia 13 de outubro de 2017.

Numa fase embrionária, o projeto foi apoiado e implementado pela União de Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior, durante o período de 1 ano.

Com a implementação do projeto experiencial denominado por “Tempo do Idoso” e a larga equipa de voluntários que detinha na altura, a iniciativa depressa fez sucesso, demonstrando assim o seu impacto positivo. Beneficiaram do programa, durante esse período, 34 pessoas do concelho de Trancoso, todos eles em situações de isolamento social. A realidade dos idosos nesta situação, é dura e eles preferem ficar nas suas casas, mesmo que sem condições, e alguns mesmo sem qualquer tipo de apoio de familiares, do que ir para um lar.

O projeto Rugas de Sorrisos surgiu com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos idosos e das famílias que deles cuidam, reunindo um conjunto de serviços e respostas variadas, que se adaptam às necessidades de cada caso individualmente.

Sendo a Guarda o 2º distrito, a nível nacional, com a maior taxa de população idosa a viver isolada e em situação de vulnerabilidade (dados Censos/Sénior), queremos contribuir para a melhoria de respostas destinadas a este público e promover novas abordagens que permitam, nomeadamente, retardar a sua institucionalização.

O nosso trabalho distingue-se de outras respostas existentes na Guarda:

  • Pela abordagem de grande proximidade;
  • Pela personalização dos serviços;
  • Pela abrangência das nossas soluções, que cobrem as várias vertentes do bem-estar.

É uma solução pioneira no Distrito, que melhora a qualidade de vida de utentes e das suas famílias e está numa fase de expansão, para a qual conta já com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social, assim como, da Segurança Social que nos atribuiu em 2020 os Estatutos de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).

 

equipa

Helena_02

Helena Saraiva

Coordenadora
Diana

Diana Bernardo

Assistente Social
Ricardo_01

Ricardo Simão

Técnico de Desporto
hugo

Hugo Duarte

Design Web
catarina_flor

Catarina Flor

Foto/Vídeo