Não existem palavras que descrevam o privilégio que é fazer parte da vida das pessoas que temos connosco. E esta senhora é a prova de que ainda não existem palavras suficientes. Acrescenta-nos tanto valor que é indescritível!
Chama-se Lourdes. Tem olhos da cor do céu e do oceano. Foi professora durante uma vida. E ainda hoje nos ensina muito sobre tudo. Está-lhe no sangue proteger e cuidar. E tem um coração onde tenta guardar o mundo. Até o mais sombrio. Diz que há lugar para todos e há uma razão para tudo. É bonita. Faz parte do Rugas de Sorrisos quase desde o seu arranque e de mim desde então. É altruísta. Perfecionista. Independente. Delicada. Com ela aprendi a abrandar quando necessário, mas a não parar. “Devagar e sempre minha querida.” Diz-me ela em dias menos bons.
E nesses dias menos bons esta frase é-me suficiente.
Não me deixa cair.
É abraço casa.
É conforto.
É energia.
Em tempos mais delicados continua a ser-me inspiração. Se a descrevesse numa palavra seria AMOR. Porque é assim que a vejo e a sinto.
Porque o é e o aplica em tudo e todos a que(m) se dedica.
Porque arranja espaço num mundo cada vez mais apertado e nos demonstra com atitudes que há sempre lugar para mais alguém.
Obrigada Professora Lourdes por nos permitir fazer parte de si.
Obrigada por me ensinar a ser melhor.
Obrigada Catarina e Inês por falarem a nossa língua e a defenderem com a mesma paixão.
Cuidar está no vosso sangue, como a arte.