Rugas de Sorrisos

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe…”

Um ano depois

E hoje, um ano depois do Rugas de Sorrisos entrar na escola dos grandes, como disse na altura, quero em nome da nossa Associação agradecer à Portugal Inovação Social e aos parceiros que investem na nossa causa e que também acreditam e sonham com um envelhecimento mais ativo e ao “tamanho” de cada um.

Há um atrás estávamos na véspera do primeiro ciclo de conferencias “Envelhecer Bem” e foi quando recebemos a maravilhosa notícia de que a candidatura das parcerias para o impacto tinha sido aprovada.

Nesse dia valorizei como nunca o percurso feito e quem me acompanha nele. Lembro-me que foi um misto de emoções. Como se em segundos, conseguisse reviver 6 anos de história.  Ri e chorei ao mesmo tempo. Depois agradeci. Agradeci muito!

Desde os que constituíram a associação comigo, aos que se foram juntando e apoiando sempre que necessário.

Sim, tenho um coração cheio de pessoas (família e amigos) que se mantiveram do meu lado e que mesmo não podendo estar sempre, estavam sempre que podiam.

Nesse dia pensei:  “Agora sim, vamos ter a oportunidade de criar mais valor para as pessoas a quem o Rugas de Sorrisos se destina. Agora sim, vamos ter uma equipa multidisciplinar que nos vai ajudar a torna-lo possível. E, finalmente vamos conseguir demonstrar que adaptarmo-nos à realidade e individualidade de cada um ao domicílio, faz sentido e que, o tempo e afeto fazem milagres.”

Fiquei mesmo de peito feito e permiti-me sonhar.

É preciso sonhar para desenvolver projetos como este.

É preciso ser persistente, resiliente e acreditar.

Quem não me conhece neste momento vai achar que é muito egocentrismo junto, mas quem me conhece sabe que não.

É muito orgulho e um sentimento enorme de gratidão, por ter(mos) chegado aqui.

Hoje ainda não conseguimos promover a inclusão social como gostaríamos, nem retardar a institucionalização a muita gente, como idealizámos.

Mas continuamos a acreditar no Rugas de Sorrisos e na sua conquista gigante.

O vírus que ainda condiciona as nossas vidas, congelou a nossa agenda e perspetivas, mas não congelou os nossos sonhos.

E, um ano depois do Rugas de Sorrisos entrar na escola dos grandes, como disse na altura, quero em nome da nossa Associação agradecer à Portugal Inovação Social e aos parceiros que investem na nossa causa e que também acreditam e sonham com um envelhecimento mais ativo e ao “tamanho” de cada um. Obrigada União de Freguesias de Trancoso e Souto Maior, que foi a primeira a apoiar a nossa caminhada; obrigada a quem se juntou depois disso: Junta de Freguesia da Guarda, Junta de Freguesia da Granja e Olano.

Obrigada à equipa maravilhosa e multidisciplinar que todos os dias tenta criar mais valor para quem acompanhamos. Todos e cada um à sua maneira, com profissionalismo e afeto, fazem a diferença.

Hoje agradeço em especial ao Hugo Duarte, que cuida deste site, que fez este cartaz e que apesar de raramente aparecer, nunca diz não a um desafio e também veste e bem a nossa camisola e é parte desta família que cresce.

Obrigada aos nossos maravilhosos sorrisos. Aos que todos os dias nos abrem as portas de suas casas e do seu coração. São a nossa razão de ser. Obrigada às famílias que acreditam e confiam no nosso trabalho.

Esperamos que este ano nos devolva a liberdade que 2020 nos tirou e que consigamos surpreender-vos e alargar os nossos/vossos sorrisos.

 Há um ano atrás estava a viver um dos momentos mais importantes da minha vida profissional. Como mentora, fundadora e presidente da Rugas de Sorrisos – Associação de Apoio Social.

A quem o tornou possível e a quem está comigo desde sempre e agora: Obrigada!

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe…”

Helena Saraiva